Combatendo a desinformação ambiental

O Protocolo Ipê mapeou e combateu a desinformação ambiental e climática na Amazônia. O projeto reuniu pesquisadores, criadores de conteúdo e ativistas com o objetivo de co-criar narrativas sobre a Amazônia, a partir de realidades locais. A equipe envolvida produziu estudos, campanhas de comunicação e oficinas educativas para ampliar o acesso à informação e aos meios de produzi-la.

Assista ao mini.doc.

A execução do projeto foi estrategicamente dividida em três áreas-chave da Amazônia Legal: Belém-Macapá, Manaus-Boa Vista e Rio Branco-Porto Velho, garantindo impacto em comunidades urbanas e rurais. Inicialmente, realizou-se um mapeamento de seis narrativas desinformativas recorrentes, como a alegação de que o desmatamento contribui para o desenvolvimento econômico. Essas narrativas serviram como base para capacitações onde jovens líderes receberam treinamentos para criar contra-narrativas, valorizando a cultura local e fortalecendo o senso comunitário. A iniciativa também destacou a importância de estruturas locais, como escolas e centros comunitários, e de educadores como influenciadores digitais e comunitários.

# Mobilização de jovens e comunidades para combater a desinformação ambiental;

# Criação de contra-narrativas que valorizam a cultura local e promovem a justiça climática;

# Estabelecimento de um diálogo entre lideranças comunitárias e autoridades públicas, estimulando o debate sobre políticas ambientais em nível regional e nacional;

# Publicação de minidoc.

Equipe