Educação midiática

Midiáticas é um projeto de educação midiática voltado para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em escolas públicas, desenvolvido no contraturno escolar. O projeto tem como objetivo fortalecer a autonomia de crianças e adolescentes, com formações em letramento midiático e sua interseção com saúde mental. Desenvolvemos oficinas práticas e reflexivas que abordam desde a criação de conteúdo até temas como ciberbullying.

Atualmente, estamos presentes em uma escola municipal no Rio de Janeiro onde impactamos mais de 100 crianças e adolescentes. Conheça o projeto.

No Brasil, 156 milhões de pessoas têm acesso à internet, o que equivale a 84% da população total. Entre as atividades mais comuns desses usuários estão a realização de pesquisas escolares (40%), em patamar similar ao estudo por conta própria (38%), atividade que, por sua vez, é mais recorrente entre crianças e adolescentes de idade escolar, de 10 a 15 anos (79%).

Esses dados reforçam a perspectiva de que o aprendizado transborda as barreiras da escola e do ensino formal. Hoje, mídias sociais e plataformas de conteúdo são parte fundamental do processo de aprendizagem e da imersão cultural dos indivíduos, em particular do público infanto-juvenil.

Acreditamos que a melhor forma de preparar cidadãos para a era digital é unindo letramento midiático e discussões sobre saúde mental. O projeto piloto está sendo desenvolvido em uma escola pública que atende principalmente crianças e adolescentes moradoras da Rocinha. Na escola, implementamos o Espaço Vida, um espaço onde acompanhamos mais de uma centena de estudantes com atividades divididas entre o pilar Vida (saúde mental) e Vero (educação midiática). 

RESULTADOS:

# Organização de oficinas práticas para ampliar habilidades digitais e fomentar a reflexão crítica sobre cultura digital e protagonismo jovem.;

# Treinamentos sobre criação de conteúdo digital, incluindo: técnicas de roteirização e captação;

# Alcançamos mais de 100 estudantes com discussões sobre cidadania, direitos e responsabilidade nas redes.

Equipe:
Agenor Neto
Victor Vicente

Apoio na Implementação:
Auanna Marques
Ana Teresa Almada
Helen Melo
Luiza Esteves
Giovanna Ladeira
Evellin Castro
Catarina Assunção